Observando o PIB per capita, ou produto interno bruto per capita de cada país ao redor do globo, é possível classificar os países com base na riqueza e depois compará-los entre si.
A partir daí, podemos determinar quais estados são mais ricos e, em seguida, listar os países em ordem decrescente, do mais rico ao mais pobre.
Aqui está a lista definitiva dos 10 países mais ricos do mundo, começando com o país mais rico.
A localização é um fator importante na riqueza geral de um país. Por exemplo, os países em desenvolvimento não se classificam muito bem quando o PIB é a variável em consideração.
Se o acesso a certos itens e necessidades é restrito, as pessoas já estão trabalhando com uma desvantagem substancial.
Lugares que não foram atingidos pela guerra ou já sobrecarregados com uma economia abaixo do ideal também não estão preparados para ter um bom desempenho na competição do produto interno bruto entre os países.
Confira os 10 países mais ricos do mundo em 2021 de acordo com o PIB per capita.
1. Luxemburgo (PIB per capita: $119,719)
2. Noruega (PIB per capita: $86,362)
Desde a descoberta de grandes reservas offshore no final dos anos 1960, o motor econômico da Noruega tem sido alimentado por petróleo. Como maior produtor de petróleo da Europa Ocidental, o país se beneficiou durante décadas com o aumento dos preços.
3. Suíça (PIB per capita: $83,832)
A Suíça é conhecida pelos chocolates, trenós, alpes e, claro, o canivete suíço, mas também o mouse do computador, velcro e LSD. A lista é infinita: essas são apenas algumas das invenções que a Suíça contribuiu para o mundo. Hoje, no entanto, este país de 8,6 milhões deve muito sua riqueza aos serviços bancários e de seguros e ao turismo, bem como às exportações.
4. Irlanda (PIB per capita: $81,477)
Até recentemente, a Irlanda parecia imparável. Enquanto o resto da Europa enfrentava todo o tipo de incertezas, a economia irlandesa não parava de funcionar. Uma nação com menos de 5 milhões de habitantes, expandiu 5,5% da sua riqueza em 2019, enquanto a Zona do Euro cresceu apenas 1,2%.
5. Islândia (PIB per capita: $78,181)
6. Qatar (PIB per capita: $65,062)
Cerca de $15.000 é, em média, o quanto cada cidadão do Catar perdeu todos os anos desde que os preços dos hidrocarbonetos começaram a cair em 2014. Ainda assim, as reservas de petróleo, gás e petroquímica do país são tão grandes, e sua população tão pequena - apenas 2,8 milhões - que esta maravilha da arquitetura ultramoderna, shoppings de luxo e culinária requintada conseguiu ficar no topo da lista das nações mais ricas do mundo por 20 anos.
7. EUA (PIB per capita: $64,906)
8. Dinamarca (PIB per capita: $63,434)
A Dinamarca tem uma economia diversificada, exportando bilhões de dólares em máquinas, produtos químicos, produtos animais e outros alimentos. Os medicamentos embalados constituem o maior segmento das exportações da Dinamarca. A riqueza na Dinamarca tende a ser distribuída de maneira relativamente uniforme entre as pessoas, conforme medido pelo coeficiente de Gini. A Dinamarca tem um dos coeficientes de Gini mais baixos do mundo, o que provavelmente contribui para o alto nível de igualdade é a classificação da Dinamarca como o país menos corrupto do mundo, de acordo com o Índice de Percepção de Corrupção de 2018.
9. Singapura (PIB per capita: $62,690)
Quando Singapura se tornou independente em 1965, metade de sua população era analfabeta. Praticamente sem recursos naturais, Singapura se destacou por conta própria, por meio de trabalho árduo e política inteligente, tornando-se um dos lugares mais propícios aos negócios no mundo. Hoje, Singapura é um próspero centro comercial, industrial e financeiro, onde 97% da população adulta é alfabetizada.
Singapura também tem 2 bilionários conhecidos: Zhang Yong, com um patrimônio líquido de US $ 16 bilhões e Eduardo Saverin, o cofundador do Facebook, com ativos de cerca de US $ 14 bilhões, que deixou os EUA com 53 milhões de ações da empresa e se tornou um residente permanente da nação insular. Saverin não o escolheu apenas por suas atrações urbanas ou passagens naturais: Singapura é um paraíso fiscal rico onde ganhos de capital e dividendos são isentos de impostos.
10. Austrália (PIB per capita: $58,824)
A Austrália é um dos poucos países com um PIB de mais de $1 trilhão. A Austrália depende fortemente das exportações de recursos naturais - especialmente minério de ferro. É o maior exportador mundial do mineral, respondendo por 52% da oferta total mundial. Isso injeta dezenas de bilhões de dólares na economia nacional, respondendo por um quinto do total das exportações da Austrália.
Essa afluência relativa permite que os australianos vivam vidas relativamente longas e saudáveis. Apenas um punhado de países tem uma expectativa média de vida ao nascer maior do que os 82,5 anos da Austrália.
Fonte: worldpopulationreview, gfmag
Leia também:
10 estados mais ricos do Brasil
10 pessoas mais ricas do Brasil
10 formas de ficar rico no Brasil
Fotos by Freepik