14 maio 2021

Lista 10 países mais ricos do mundo

10:53:00

luxemburgo vista de cima

Observando o PIB per capita, ou produto interno bruto per capita de cada país ao redor do globo, é possível classificar os países com base na riqueza e depois compará-los entre si.

A partir daí, podemos determinar quais estados são mais ricos e, em seguida, listar os países em ordem decrescente, do mais rico ao mais pobre.


Aqui está a lista definitiva dos 10 países mais ricos do mundo, começando com o país mais rico.


A localização é um fator importante na riqueza geral de um país. Por exemplo, os países em desenvolvimento não se classificam muito bem quando o PIB é a variável em consideração.


Se o acesso a certos itens e necessidades é restrito, as pessoas já estão trabalhando com uma desvantagem substancial.


Lugares que não foram atingidos pela guerra ou já sobrecarregados com uma economia abaixo do ideal também não estão preparados para ter um bom desempenho na competição do produto interno bruto entre os países.


Confira os 10 países mais ricos do mundo em 2021 de acordo com o PIB per capita.


1. Luxemburgo (PIB per capita: $119,719)


luxemburgo

Você pode visitar Luxemburgo por seus castelos e belas paisagens, seus festivais culturais ou especialidades gastronômicas, ou pode simplesmente abrir uma conta offshore em um de seus bancos e nunca mais pôr os pés, como muitos fazem. Situada no coração da Europa, esta nação de cerca de 600 mil habitantes tem muito a oferecer, tanto para seus turistas quanto para seus cidadãos.  Luxemburgo usa uma grande parte de sua riqueza para fornecer melhores moradias, cuidados de saúde e educação para seu povo, que de longe desfruta do mais alto padrão de vida na zona do euro.

2. Noruega (PIB per capita: $86,362)


casinhas vermelhas na noruega

Desde a descoberta de grandes reservas offshore no final dos anos 1960, o motor econômico da Noruega tem sido alimentado por petróleo. Como maior produtor de petróleo da Europa Ocidental, o país se beneficiou durante décadas com o aumento dos preços.


3. Suíça (PIB per capita: $83,832)


paisagem na suiça

A Suíça é conhecida pelos chocolates, trenós, alpes e, claro, o canivete suíço, mas também o mouse do computador, velcro e LSD. A lista é infinita: essas são apenas algumas das invenções que a Suíça contribuiu para o mundo. Hoje, no entanto, este país de 8,6 milhões deve muito sua riqueza aos serviços bancários e de seguros e ao turismo, bem como às exportações.


4. Irlanda (PIB per capita: $81,477)


casinhas coloridas na irlanda

Até recentemente, a Irlanda parecia imparável.  Enquanto o resto da Europa enfrentava todo o tipo de incertezas, a economia irlandesa não parava de funcionar. Uma nação com menos de 5 milhões de habitantes, expandiu 5,5% da sua riqueza em 2019, enquanto a Zona do Euro cresceu apenas 1,2%.


5. Islândia (PIB per capita: $78,181)


magnífica vista da islândia

A Islândia ocupa a 4ª posição no Relatório Mundial de Felicidade em 2018, com uma classificação de 7,495. Esta classificação é discernida a partir do exame do PIB per capita, suporte social, expectativa de vida, liberdade de fazer escolhas de vida, generosidade e corrupção percebida. Além disso, 100% da população melhorou o acesso a água potável e apenas 1,2% da população luta para ter acesso a instalações sanitárias melhoradas.

6. Qatar (PIB per capita: $65,062)


pôr do sol no qatar com vista para os lindos prédios

Cerca de $15.000 é, em média, o quanto cada cidadão do Catar perdeu todos os anos desde que os preços dos hidrocarbonetos começaram a cair em 2014. Ainda assim, as reservas de petróleo, gás e petroquímica do país são tão grandes, e sua população tão pequena - apenas 2,8 milhões - que  esta maravilha da arquitetura ultramoderna, shoppings de luxo e culinária requintada conseguiu ficar no topo da lista das nações mais ricas do mundo por 20 anos.



7. EUA (PIB per capita: $64,906)


estátua da liberdade eua

Uma das nações mais ricas do mundo, os Estados Unidos têm um PIB per capita de mais de $60.000. Com essa prosperidade relativa, os Estados Unidos têm sido um destino atraente para imigrantes e, ao contrário de quase todas as nações mais ricas do mundo, os Estados Unidos não dependem muito das exportações. O valor total das exportações de bens e serviços dos Estados Unidos equivale a apenas 12,1% do PIB, uma das mais baixas do mundo. Por contexto, as exportações equivalem a uma média de 29,4% do PIB global. Infelizmente, entre os 25 países mais ricos para os quais existem dados, os Estados Unidos também apresentam o maior nível de desigualdade de renda.

8. Dinamarca (PIB per capita: $63,434)


lindas casas vermelhas na dinamarca

A Dinamarca tem uma economia diversificada, exportando bilhões de dólares em máquinas, produtos químicos, produtos animais e outros alimentos. Os medicamentos embalados constituem o maior segmento das exportações da Dinamarca. A riqueza na Dinamarca tende a ser distribuída de maneira relativamente uniforme entre as pessoas, conforme medido pelo coeficiente de Gini. A Dinamarca tem um dos coeficientes de Gini mais baixos do mundo, o que provavelmente contribui para o alto nível de igualdade é a classificação da Dinamarca como o país menos corrupto do mundo, de acordo com o Índice de Percepção de Corrupção de 2018.


9. Singapura (PIB per capita: $62,690)


lindos prédios e rio de singapura

Quando Singapura se tornou independente em 1965, metade de sua população era analfabeta. Praticamente sem recursos naturais, Singapura se destacou por conta própria, por meio de trabalho árduo e política inteligente, tornando-se um dos lugares mais propícios aos negócios no mundo.  Hoje, Singapura é um próspero centro comercial, industrial e financeiro, onde 97% da população adulta é alfabetizada.


Singapura também tem 2 bilionários conhecidos: Zhang Yong, com um patrimônio líquido de US $ 16 bilhões e Eduardo Saverin, o cofundador do Facebook, com ativos de cerca de US $ 14 bilhões, que deixou os EUA com 53 milhões de ações da empresa e se tornou um residente permanente da nação insular. Saverin não o escolheu apenas por suas atrações urbanas ou passagens naturais: Singapura é um paraíso fiscal rico onde ganhos de capital e dividendos são isentos de impostos.


10. Austrália (PIB per capita: $58,824)


ponte rio e pôr do sol na austrália

A Austrália é um dos poucos países com um PIB de mais de $1 trilhão. A Austrália depende fortemente das exportações de recursos naturais - especialmente minério de ferro. É o maior exportador mundial do mineral, respondendo por 52% da oferta total mundial.  Isso injeta dezenas de bilhões de dólares na economia nacional, respondendo por um quinto do total das exportações da Austrália.


Essa afluência relativa permite que os australianos vivam vidas relativamente longas e saudáveis. Apenas um punhado de países tem uma expectativa média de vida ao nascer maior do que os 82,5 anos da Austrália.


Fonte: worldpopulationreview, gfmag


Leia também:


10 estados mais ricos do Brasil

10 pessoas mais ricas do Brasil

10 formas de ficar rico no Brasil


Fotos by Freepik

Escrito por

Confira as melhores Listas 10 do mundo. Listas de curiosidades, humor, games, adulto, entretenimento e muito mais. Tudo isso no www.listadez.com.

 

© 2013 Lista Dez. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top