21 maio 2021

10 jogos mais caros de todos os tempos

08:10:00

arthur morgan oferecendo bala rdr2

A criação de um jogo pode ser um empreendimento muito caro e quanto maior o projeto, mais recursos são colocados no desenvolvimento. Isso geralmente acaba custando milhões de dólares aos desenvolvedores.


Embora nem todos tenham valido a pena, esses títulos AAA são alguns dos jogos mais caros já feitos e, sem dúvida, você reconhecerá a maioria dos nomes nesta lista.


Veja se algum deles merece o seu dinheiro e comente no final do texto.

Confira os 10 jogos mais caros já produzidos (um da lista em desenvolvimento):

10. Dead Space 2 - 120 milhões



Embora possa ter sido um fracasso comercial, muito tempo e dinheiro foram gastos no desenvolvimento de Dead Space 2. O jogo, que foi desenvolvido pela Visceral Games e publicado pela EA, foi lançado em 2011 para Windows, PS3 e Xbox 360.


No total, estima-se que cerca de US $ 120 milhões foram gastos no jogo, com cerca de metade do orçamento indo diretamente para marketing.


9. Halo 2 - 120 milhões



Com um orçamento de $120 milhões, a Bungie conseguiu criar uma ótima experiência para um jogador e também tornou a experiência multijogador uma que se revelaria revolucionária.


Halo 2 deixou para trás um grande legado, especialmente no que diz respeito à combinação de jogos online para console. Muitos fãs dizem que ainda é o melhor jogo da série e é difícil discordar deles, ainda existem aqueles que se dedicam a jogar e fazer speed run do jogo até hoje.


8. Marvel's Avengers - $ 170 milhões



Muito tempo e dinheiro foram gastos no desenvolvimento de Marvel's Avengers, mas talvez não o suficiente. Lançado em 2020, o jogo passa mais tempo tentando vender coisas para seus jogadores do que fornecendo a eles uma boa experiência. Em defesa do jogo, existem alguns pontos positivos, mas infelizmente eles estão enterrados sob horas de jogabilidade repetitiva e maçante.


Além de não corresponder às expectativas dos jogadores, o jogo também tem lutado para atender às de seu editor. De acordo com o relatório trimestral mais recente da Square Enix, o jogo gerou quase $ 50 milhões a menos do que o projetado.


7. Star Wars: The Old Republic - $ 227 milhões



Na época de seu lançamento em 2011, analistas consideraram que este seria o jogo mais caro já produzido. eles previram que custaria à BioWare entre $150 milhões e $250 milhões.


O jogo parecia um título ambicioso no início e prometia tantos recursos e tanta exploração e escolha que faria qualquer jogador querer se tornar um Jedi.


Essas promessas, porém, sempre têm um preço, sendo este literalmente milhões. O jogo custa $60 e os jogadores pagam cerca de $15 por mês em taxas de assinatura para jogar como Jedis e Siths.


6. Call of Duty: Modern Warfare 2 - $ 250 milhões



Ainda um dos jogos mais populares da série Call of Duty, Modern Warfare 2 foi um sucesso financeiro e crítico para a Infinity Ward e a Activision em 2009.


O que é bastante polêmico sobre os custos de desenvolvimento de Modern Warfare 2 é que a maior parte dos $250 milhões nem foi para o desenvolvimento, mas sim para o marketing do jogo. Enquanto o desenvolvimento consumiu cerca de $50 milhões, o marketing custou colossais 200 milhões de dólares.


5. Grand Theft Auto V - $265 milhões


Franklyn


Um dos maiores lançamentos desta década, não é nenhuma surpresa ver GTA V onde está nesta lista. A franquia mais lucrativa da Rockstar certamente traz muito dinheiro para a desenvolvedora, mas qualquer um que jogou GTA V concorda que a qualidade do game é a raiz do seu resultado.


Com milhões sendo investidos no desenvolvimento e no marketing do jogo, em 2013 os fãs esperavam - e conseguiram - um produto de qualidade real e impressionante. O jogo foi feito com tanta qualidade que é difícil até para a própria Rockstar superá-lo, o que deixa os fãs ansiosos e alguns até raivosos por não existir uma nova sequência, como o GTA 6.


4. Cyberpunk 2077 -  $ 316 milhões


cyberpunk 2077


Os recursos da CD Projekt Red para desenvolver o Cyberpunk 2077 vieram de seus próprios fundos internos (obtidos com o grande sucesso da série The Witcher) e também de um subsídio do governo polonês.


Somando todos os custos, todo o projeto custou aproximadamente 1,2 bilhão de zlotys poloneses. Isso é cerca de $174 milhões para custos de desenvolvimento mais cerca de $ 142 milhões para custos de marketing (muitos se perguntam quanto disso foi para colocar o Keanu Reeves no palco na E3).


Infelizmente, apesar de todo o investimento, o jogo foi uma das maiores decepções de 2020, apresentando tantos defeitos que foi até retirado da Playstation Store, um feito inédito no mundo dos games.


3. Star Citizen - $320 milhões

Star Citizen será um dos jogos mais caros já desenvolvidos, de acordo com os dados disponíveis sobre sua arrecadação financeira. O número aumenta ainda mais quando incluem a arrecadação por meio de investimento privado - que aumentaria o total arrecadado para cerca de $320 milhões.


Com aparentemente nenhuma data de lançamento à vista e a Cloud Imperium Games ainda aceitando financiamento coletivo, será interessante ver quanto dinheiro terá sido arrecadado quando o jogo finalmente for lançado, podendo até ter o lugar alterado nesta lista.


2. Red Dead Redemption 2 - $370-540 milhões


arthur morgan red dead redemption 2 jogo mais caro


Se alguém pensava que GTA 5 era o maior limite de capacidade da Rockstar, certamente mudou de ideia após o lançamento de Red Dead Redemption 2. O jogo foi lançado em 2018 após mais de oito anos de desenvolvimento e custou dezenas de milhões de dólares.


Analistas de mídia fizeram estimativas em torno do valor de desenvolvimento de RDR2 entre 170 e 240 milhões de dólares e entre 200 e 300 milhões de dólares em marketing. Totalizando valor de investimento entre 370-540 milhões de dólares.


Todo esse investimento valeu muito a pena e rendeu ótimos resultados à empresa e aos fãs, que receberam uma obra prima para desfrutar.


1. Destiny - $500 milhões


Destiny, lançado em 2014, é o jogo mais caro já feito, custando $500 milhões. Este valor se divide em $140 milhões para custos de desenvolvimento e $360 milhões para o marketing, distribuição e royalties.


Observe que o filme mais caro já feito, "Piratas do Caribe: No Fim do Mundo", custou US $ 300 milhões. Destiny recebeu críticas bastante positivas quando foi lançado e intrigou muitos jogadores com seu multiplayer mundial compartilhado.


Fonte: Wikipedia


Leia também:


10 melhores jogos de mundo aberto para Xbox 360 e PS3

10 viaturas policiais mais fantásticas do planeta

10 dicas para ser mais focado

Escrito por

Confira as melhores Listas 10 do mundo. Listas de curiosidades, humor, games, adulto, entretenimento e muito mais. Tudo isso no www.listadez.com.

 

© 2013 Lista Dez. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top