21 maio 2021

Lista 10 dicas para ter mais foco

08:51:00

acertando alvo com foco

Desde o início do século 21, a atenção humana vem diminuindo cada vez mais. Há estudos que mostram que o nosso poder de atenção hoje em dia é menor do de um peixinho dourado (que é de 9 segundos).

Muitos hoje em dia já não têm paciência de ler um livro, fazer uma ligação, assistir um filme ou até mesmo ver um vídeo no youtube. Quantas vezes você já se pegou lendo os comentários do youtube enquanto o vídeo está passando?


Isto é um sinal da nossa falta de foco, e as redes sociais sabem disso e criam formas de deixar o conteúdo cada vez mais rápido, o que nos gera ainda mais ansiedade e distração.


Agora pense no que você já teria feito se tivesse foco extremo: só retirando as distrações e se concentrando em uma coisa de cada vez, você já ganharia muitas horas do seu dia, agora imagina sendo extremamente focado.


Se este é o seu objetivo, confira as dicas abaixo que preparamos para você:


Lista 10 dicas para ter mais foco:


10. Identifique o que é importante

lupa png identificando buscando

Antes de buscar ter mais foco, tente identificar o que seria importante para você dedicar sua atenção. Talvez um projeto, um aprendizado, uma dieta, exercícios ou até mesmo formas de ganhar mais dinheiro. Você pode usar a Matriz de Eisenhower para separar as atividades entre prioridades.


9. Dificulte seu acesso ao que não é importante nem urgente


png acesso bloqueado

Após identificar o que é importante e o que não é urgente nem importante. Busque formas de dificultar o seu acesso a este ultimo ponto. O principal motivo de dedicarmos tanto tempo em atividades não urgentes nem importantes (como as redes sociais por exemplo), é porque são atividades fáceis e prazerosas. Então dificultar o seu acesso a estar atividades irá te dar mais vantagem em relação às suas prioridades.


8. Facilite seu acesso ao que é importante e urgente

Agora que você dificultou o acesso ao que não é urgente nem importante, procure facilitar o seu acesso ao que é importante para você. Por exemplo, se o seu objetivo é perder peso, deixe à sua vista comidas saudáveis e fáceis de comer, ou já deixe tudo preparado e fácil de encontrar.


7. Identifique o que mais te distrai

notificações de celular

Ser mais forte que as distrações é a base do foco extremo. Porém antes disso você precisa identificar o que mais te distrai enquanto você faz algo importante. As distrações podem ser diversas coisas que geram estímulos ao nosso cérebro, como: pensamentos aleatórios, notificações, pessoas, sentimentos, barulhos, etc. Ter clareza destas distrações ira te colocar num patamar mais avançado de foco.


6. Tente manter seu pensamento no presente


meditando mindfulness luz do sol


Como dito na dica anterior, a clareza é de grande importância para o foco. E uma das principais formas de ter clareza é se concentrar no presente, cada vez que vier um pensamento aleatório sobre o passado e futuro, tente voltar a sua atenção para o que estiver fazendo. Quanto mais você treinar isso, mais focado e evoluído você se tornará.


5. Faça uma respiração antes de iniciar cada tarefa


mulher respirando para se acalmar

Esta é uma técnica super simples de aplicar, pois é apenas um sinal que você enviará ao seu cérebro de que está começando algo novo. O cérebro precisa ter clareza de que iniciará uma nova tarefa, e uma das formas de fazer isso é fazendo uma respiração mais funda antes de iniciar algo. Esta respiração também pode ser feita antes de tomar alguma decisão importante no seu dia.


4. Seja específico com seu cérebro


sendo específico com o cérebro

Já parou pra pensar porque você sempre adia aquela tarefa difícil para algum dia? Isso é porque a execução desta tarefa não está específica no seu cérebro, então ela sempre será evitada.


Quando for planejar o que fazer, sempre seja específico, por exemplo, ao invés de pensar em fazer o imposto de renda, pense primeiro em baixar o aplicativo, depois coletar as informações, depois preencher e aí por diante, sendo específico em cada etapa.


3. Faça uma tarefa de cada vez


lista de tarefas foco

A ciência já demonstrou que experiências ruins fazem o tempo passar mais devagar (por exemplo quando vem um caminhão buzinando na sua direção) devido a ser uma situação de risco, o cérebro busca te entregar mais capacidade mental para aquele momento. O mesmo acontece quando você se concentra em uma tarefa de cada vez. Ser multitarefa, pelo contrário, faz o seu tempo ser desperdiçado e passar mais rápido.


2. Recompense-se


comendo chocolate após tarefa cumprida

Já parou para pensar porque você adora ficar nas redes sociais mas não sente o mesmo ao estudar ou fazer um relatório? Isso acontece principalmente pela recompensa que cada tarefa traz. Olhar as redes sociais libera muito prazer sem ter muito esforço, já estudar não libera quase nada de dopamina a curto prazo. Portanto, associar alguma recompensa ao estudar poderá te ajudar até se tornar um hábito.


1. Reprograme seu cérebro


reprogramação cerebral

O cérebro humano trabalha basicamente como um computador que necessita não só de uma unidade de processamento, mas de uma programação para funcionar. Assim como o computador, o cérebro possui um processador de informações que também precisa ser inicializado para o melhor aproveitamento das nossas faculdades e habilidades.


Estudos científicos demonstram ser perfeitamente possível a formação de novos hábitos e estilo de vida, a partir de uma programação mental adequada. O Boot muda a frequência comportamental do seu cérebro, fazendo com que você ative a experiência direta e a mente sai do estado futuro ou passado e passa a viver no agora.


O curso de reprogramação mental irá colocá-lo no caminho certo de foco e produtividade, podendo mudar completamente uma vida. Tudo isso a um preço acessível e sem nenhum risco.


Leia também:


Como ter foco para estudar à distância

10 únicas formas de ficar rico

10 coisas para fazer quando estiver entediado


Fotos by Freepik

Escrito por

Confira as melhores Listas 10 do mundo. Listas de curiosidades, humor, games, adulto, entretenimento e muito mais. Tudo isso no www.listadez.com.

 

© 2013 Lista Dez. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top