06 maio 2021

Lista 10 estados mais ricos do Brasil

12:26:00

baiana de vermelho com braços abertos no pelourinho

O Brasil possui uma grande desigualdade regional quando pensamos em riquezas dos estados em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) - que é a soma das riquezas de um determinado território.

No caso dos estados brasileiros, muitos já sabem que São Paulo é o mais rico e desenvolvido, apesar das grandes desigualdades. Mas você sabe quais são os outros estados mais ricos do Brasil?


Confira abaixo os 10 estados mais ricos do Brasil de acordo com o Produto Interno Bruto.


10. Pernambuco


Pernambuco é um dos 2 estados mais ricos da região nordeste. A maior parte da sua riqueza provém dos setores de turismo, serviço e indústria.

9. Goiás


linda vista do estado de Goiás


Goiás é o estado mais rico do centro-oeste brasileiro. Grande parte da sua riqueza advém dos setores industriais e do setor de serviço e exportação de grãos e outros produtos.


8. Bahia



A Bahia é o estado mais rico do nordeste, sua riqueza é derivada principalmente pelo setor de serviço, turismo e indústria.


7. Distrito Federal


linda vista do estado do Distrito Federal


Localizado na região centro-oeste, o DF é o único estado que não tem município, mas 33 regiões administrativas. Sua riqueza foi derivada principalmente pelos setores de serviço.


6. Santa Catarina


linda vista do estado de Santa Catarina


A região sul do Brasil possui muitas industrias, o que aumentou sua riqueza ao longo dos anos. Em Santa Catarina, além do setor industrial, os setores de turismo impulsionaram muito sua economia.


5. Paraná


linda vista do estado de Curitiba - Paraná


O Paraná é o segundo estado mais rico do Brasil. Além de ser um dos maiores produtores de grãos, o estado também tem sua riqueza proveniente dos setores de turismo e serviços.


4. Rio Grande do Sul

O estado mais rico do sul também é um dos maiores produtores de grãos brasileiros e também se destaca pelos setores de serviço e turismo.


3. Minas Gerais


linda vista do estado de Minas Gerais

Com fortes setores de exportação de produtos alimentícios, Minas Gerais é o terceiro estado mais rico do país. Os setores de comércio e serviços de terceiros também impulsionaram o seu crescimento.


2. Rio de Janeiro



O Rio de Janeiro é o estado mais conhecido do Brasil, muito por causa das produções televisivas, que impulsionaram a economia do país. A exportação de petróleo, o setor de serviço e de turismo também ajudaram muito no seu crescimento.


1. São Paulo


Em primeiro lugar, como muitos já imaginavam está o estado de São Paulo. O estado mais rico do Brasil concentra as maiores indústrias e empresas nacionais e multinacionais. E, além de ser o centro financeiro do país, o estado de SP também abriga a maior e mais rica cidade da américa latina (São Paulo).


Fonte: IBGE


Leia também:


10 países mais ricos do mundo

10 melhores séries para aprender inglês em 2021

10 formas de economizar dinheiro

10 melhores dicas para dormir bem

Escrito por

Confira as melhores Listas 10 do mundo. Listas de curiosidades, humor, games, adulto, entretenimento e muito mais. Tudo isso no www.listadez.com.

 

© 2013 Lista Dez. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top