07 maio 2021

Lista 10 ótimas dicas para organizar a casa

12:22:00

mulher de avental e luva limpando a casa passando pano em móvel

A organização de casa é uma equação que leva em consideração: tempo, espaço, dinheiro e esforço.

Para um melhor resultado, a melhor coisa é organizar todo o ambiente gastando o mínimo de tempo e esforço possível, para que sobre tempo de desfrutar da casa limpa e organizada.


Você gostaria de ter a sensação de conforto e bem estar que a organização da casa proporciona? Então tente colocar em prática as dicas abaixo.


Dez dicas para organizar a casa:


10. Remover o desnecessário

png doando roupas fazendo doação


Este é o primeiro passo para economizar tempo e esforço, pois quanto menos coisas você tiver em casa, menos trabalho terá. Além disso, quando removemos itens que não precisamos mais, a casa se torna mais leve e mais fácil de organizar.


Utilize o pensamento de perder algo para ganhar outro. Por exemplo, se você se desfizer de uma roupa que não usa, irá ganhar mais espaço no seu guarda roupa e a oportunidade de comprar outra melhor.


9. Ter um lugar para cada pertence


organizando roupas

Outro ponto chave da organização é manter um local específico para cada pertence, assim evitando perder tempo procurando. Por exemplo, manter as chaves sempre penduradas na parede, as pilhas sempre na gaveta, os sapatos sempre no sapateiro.


8. Limpeza visual


cozinha clean e limpa organizada com piso de madeira

A limpeza visual é tão importante quanto a limpeza física da casa, e melhor do que uma casa limpa é uma casa limpa e com um bom visual. Para isso, é importante manter muitos espaços vazios na casa, como por exemplo no chão. Quanto mais espaço sem objetos ou tranqueiras melhor. Por exemplo, na imagem acima, perceba que todos os espaços estão visualmente limpos.


7. Separar um tempo todo dia para arrumação


separando e organizando roupas em casa


Outro ponto importante da organização é separar algum tempo do dia para cuidar da casa, assim criando o hábito de organizar. Quando se cria o hábito, as tarefas ficam mais fáceis, pois já são feitas de modo automático, não necessitando de muito esforço do cérebro.


6. Separe um dia apenas para a arrumação pesada


mulher jovem limpando objetos da casa

Para deixar a organização diária mais fácil, busque primeiro separar um dia apenas para a limpeza pesada. Assim, nos outros dias será preciso apenas conservar.


5. Usar organizadores


Os organizadores podem ser muito úteis para manter a limpeza visual e dar mais praticidade no dia a dia. Experimente comprar alguns organizadores ou baús para colocar itens que não cabem no armário ou outro lugar. Além dos organizadores, as caixas de sapato também podem ser úteis para guardar objetos.


4. Liste tudo o que está no armário e guarda roupa


mão anotando algo em papel bloco de notas

Fazer uma listagem de tudo o que você tem no armário, no guarda-roupa, na cômoda ou em outros móveis lhe dará mais clareza sobre os itens que você tem. Isso será útil para descartar ou arquivar o que não precisa, dar prioridade ao que mais precisa e até mesmo descobrir que tinha algo que nem se lembrava mais.


3. Separar os mais usados de um lado e menos usados de outro


mulher sorridente organizando roupas

Esta é uma das dicas de organização mais efetivas que existem e pode ser aplicada após ter clareza de todos os itens que você tem em casa. Após a listagem dos itens, procure organizar os seus pertences, deixando os menos utilizados mais escondidos e os mais utilizados a mostra. Assim você evita perder tempo e esforço procurando por algo que está num local errado.


2. Guardar itens pouco utilizados num baú ou organizador


mulher asiática separando roupas em um baú organizador

Sabe aquela roupa que você só utiliza algumas vezes por ano? Ela pode estar ocupando espaço no seu guarda roupa, assim como outros itens de casa que são usados raramente.


Uma solução para isso é separar estes itens num baú ou organizador, assim ganhando mais espaço para os itens mais utilizados. Outra dica é deixar também nesse local os itens que você gostaria de doar, mas está com dúvida.


1. Educar as pessoas que moram com você


casal conversando feliz sobre organização da casa

Nada adianta você ser o mais organizado e limpo da casa se depois chega uma pessoa e desorganiza tudo. Portanto uma das dicas mais efetivas, mas pouco faladas, é a de educar as pessoas que moram com você. Tente mostrar para elas a importância da organização e de manter a casa organizada para que também criem o hábito de organizá-la e assim viverem num lar com um bom visual.

Leia também:

Escrito por

Confira as melhores Listas 10 do mundo. Listas de curiosidades, humor, games, adulto, entretenimento e muito mais. Tudo isso no www.listadez.com.

 

© 2013 Lista Dez. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top