21 maio 2021

Lista 10 dicas para ser mais produtivo

08:38:00

foguete computador decolando produtividade

Quem não gostaria de ser uma pessoa que faz muitas coisas no dia, que produz muito e dorme com a sensação de ter aproveitado bem o dia?

A produtividade é uma das metas mais procuradas pelas pessoas que querem alcançar os seus objetivos, sejam pessoais como profissionais.


Porém a produtividade não consiste apenas em fazer muitas coisas, mas sim em fazer muitas coisas *importantes* no dia, que é o contrário do falso produtivo, que vive apagando incêndios que não geram nenhum valor e só passam a impressão de produtividade.


Confira abaixo dez dicas para aumentar a sua produtividade e ter aquela sensação de dever cumprido no final do dia:



10. Utilize a matriz de Eisenhower


matriz de eisenhower

A matriz de Eisenhower é o principal indicador de uma pessoa produtiva. Isso porque quanto mais atividades importantes você fizer no dia, mais produtivo você será. Usando esta matriz, você conseguirá separar as suas atividades por prioridades e ser diferente da maioria das pessoas, que gastam muito tempo em atividades que não agregam nada (porque elas são mais fáceis e liberam mais recompensas imediatas ao fazer).


9. Utilize o princípio de Pareto

principio de pareto

Outro indicador importante é o principio de Pareto. A lei de Pareto ou princípio 80-20, afirma que para muitos fenômenos, 80% das consequências advém de 20% das causas. Ou seja, busque compreender quais são os 20% das coisas que você faz que geram a maioria dos resultados e busque trabalhar ou descartar os outros 80%, se baseando no que dá mais resultado.


Por exemplo, no site ListaDez tínhamos 20% de textos que geravam mais acesso. Então começamos a trabalhar nos outros textos para ficar igual aos 20% e começamos a fazer textos parecidos aos 20% para ter o mesmo resultado positivo.


8. Entenda seu cérebro


cérebro png

Entender o funcionamento do cérebro não é uma tarefa fácil mas que gera muitos resultados positivos e aumenta a sua produtividade quando você o faz. No texto sobre foco explicamos muito sobre como o cérebro funciona. Mas você pode se aprofundar no assunto também através de cursos, como o de reprogramação cerebral, que tem um custo baixo em relação ao valor entregado.


7. Gaste a maior parte do seu tempo no que é importante


homem focado estudando

Se você busca ser mais produtivo, precisa buscar fortemente gastar mais tempo e energia nas tarefas importantes para a sua vida.


O nosso cérebro, por questões biológicas, sempre busca tarefas que evitem dor (como pagar uma conta) ou gerem prazer (ficar nas redes sociais).


Portanto tente usar estes dois estímulos (evitar dor e buscar prazer) para as suas tarefas mais importantes.


6. Gaste menos tempo no que não é importante

redes sociais mais populares

No texto sobre foco, falamos que você deveria dificultar o seu acesso ao que não é importante nem urgente. Mas além de dificultar, você deveria refletir: qual progresso esta atividade irá trazer para a minha vida? Esta reflexão irá te ajudar a focar no que realmente importa e te ajudará a ser mais produtivo.


5. Faça meditação


meditando na montanha

Existe muito preconceito a respeito da meditação, pois muitos ainda acreditam que é algo exclusivo de monge e que não é para elas. Mas antes de julgar, tente fazer o teste de meditar por alguns minutos. Nem que seja um minuto apenas focando na sua respiração e nos barulhos ao redor.


Aos poucos você perceberá que a meditação é uma limpeza para a mente e te dará mais clareza nas suas decisões, aumentando assim a sua produtividade.


4. Delegue tarefas ou terceirize


delegando tarefas

Já falamos sobre as tarefas importantes e não importantes nem urgentes. Porém existem as atividades que são urgentes, mas não são importantes, portanto não agregam muito ao nosso progresso. Estas atividades podem ser facilmente terceirizadas ou delegadas para outra pessoa, fazendo com que você tenha mais tempo para o que irá gerar mais valor para você.


3. Cuide da sua saúde

Já reparou como você fica cansado depois de um almoço gorduroso e pesado? O mesmo acontece quando você dorme mal, pois o nível de energia fica desbalanceado após uma noite mal dormida. Portanto busque priorizar as noites de sono, cuidar da alimentação e praticar atividades físicas para que você tenha mais energia e seja mais produtivo.

2. Faça tarefas que te dão energia


corrida na praia bebendo água


Inconscientemente as pessoas têm o hábito de fazer tarefas que tiram a energia delas, como assistir a uma série ou entrar nas redes sociais para relaxar. Mas faça você mesmo o teste: fique uma hora vendo a série e veja se você ficará mais disposto a estudar. Agora experimente fazer uma caminhada ou natação ao invés disso. Você perceberá que a sua mente ficará bem mais descansada e disposta após ter trabalhado o seu corpo.


1. Crie o hábito


correndo em direção aos hábitos produtivos

Já observou uma pessoa produtiva e percebeu que ela não consegue ficar parada? Isso é porque ela já possui o habito de produzir. O hábito é uma das ferramentas mais poderosas do mundo e se você souber criá-los, eles definirão a sua vida.


Portanto fique atento aos hábitos que está criando, se você tem o hábito de gastar seu tempo com atividades sem importância, tente substituir pelo hábito de dedicar seu tempo em tarefas importantes até isso ficar natural para você.


Leia também:


10 dicas fáceis para emagrecer

10 únicas formas de ficar rico

10 dicas para conseguir um emprego


Fotos by Freepik

Escrito por

Confira as melhores Listas 10 do mundo. Listas de curiosidades, humor, games, adulto, entretenimento e muito mais. Tudo isso no www.listadez.com.

 

© 2013 Lista Dez. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top