terça-feira, 6 de outubro de 2015

Lista 10 costumes japoneses que todos deveriam seguir

14:40:00

Para os ocidentais, a disciplina e a rigidez orientais são admiráveis. Ainda assim, alguns costumes dos japoneses podem parecer, à primeira vista, estranhos para pessoas de outros países.

Conheça abaixo alguns costumes japoneses que todos poderiam muito bem começar a seguir.

10. Usar máscaras hospitalares


Durante o ano todo, percebemos um grande número de pessoas que usam máscaras hospitalares no Japão, seja por causa de alergias, viroses ou resfriados. Muitos podem estranhar esse hábito, mas ele ajuda muito a proteger de doenças contagiosas.

9. Pano quente para limpar as mãos


Na maioria dos restaurantes japoneses, é comum receber um pequeno pedaço de tecido limpo e úmido. Ele é usado para limpar as mãos antes de comer. Jamais use-o como guardanapo ou para limpar qualquer parte do rosto.

8. Faxina na escola


No Japão, as crianças aprendem desde pequenas a limpar o banheiro. A faxina é feita diariamente pelos alunos como parte da grade curricular. A partir dos 6 anos de idade, tudo que os alunos sujam tem que ser limpo por eles mesmos.

7. Educação no transporte público


No metrô e no trem, a regra é a mesma. Você deve esperar em fila e deixar primeiro que as pessoas saiam do vagão para depois entrar: um sonho aqui para os brasileiros. Por lá, a maioria entra sem empurrões. Ao utilizar os transportes públicos, os japoneses evitam ficar com mochilas nas costas e atender celulares.

6. Recolher lixo no estádio



Na Copa de 2014, realizada no Brasil, os torcedores japoneses surpreenderam ao recolher o lixo do chão do estádio logo após a partida. Questionados à época do ocorrido, eles disseram que o hábito é comum no Japão.

5. Tirar os sapatos antes de entrar em casa


E isso vale para a própria casa e a dos outros. Esse hábito está ligado a questões culturais, como a crença de que fazendo isso eles estão deixando as "energias impuras" lá fora. Além disso, tirar os sapatos antes de entrar em casa é um gesto de respeito e higiene, pois você demonstra que não quer "sujar" aquele lugar e que tem a humildade de despir os pés para pisar ali, como se faz em um lugar sagrado.

4. Sem gorjetas


O ato de dar gorjeta não existe no Japão, nem para táxis, restaurantes ou serviços. Oferecer dinheiro a mais é, na verdade, um insulto; o serviço que você solicitou foi cobrado devidamente, então por que pagar mais? Se você estiver em uma cidade grande como Tóquio, por exemplo, e não fala nada de japonês, um garçom ou balconista pode preferir aceitar dinheiro extra a forçar a estranha situação de explicar que a gorjeta é desnecessária.

3. Educação no telefone


Os japoneses têm realmente tranquilas conversas telefônicas. Em lugares movimentados, como um trem ou shopping, as pessoas nunca falam ao telefone. Durante um período de férias no Japão, você raramente ouvirá um telefone tocando, pois a maioria das pessoas mantém seus telefones apenas no modo vibração.

2. Fumar apenas em local apropriado 


No Japão só é permitido fumar em áreas específicas para fumantes. Fumar durante uma caminhada é considerada um delito no país.

1. Respeito aos outros


O respeito é ensinado pelos japonese desde a infância. Para os turistas, uma inclinação simples da cabeça ou uma tentativa de um arco na cintura bastará para cumprimentar alguém. Este hábito certamente deveria ser seguido por todos.

Leia também:


Lista 10 pérolas ditas pela presidente Dilma Rousseff
Lista 10 carros mais baratos do Brasil
Lista 10 melhores cidades para andar de bicicleta

Escrito por

Confira as melhores Listas 10 do mundo. Listas de curiosidades, humor, games, adulto, entretenimento e muito mais. Tudo isso no www.listadez.com.

0 comentários:

Postar um comentário

 

© 2013 Lista Dez. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top